Vejo a LUTHERIA ECOLÓGICA como a possibilidade de poder transformar materiais que seriam destinados ao lixo, em instrumentos para se fazer e aprender música.
Então, em vez de lixo, música e instrumentos musicais.
E uma resposta no futuro, quando e se as madeiras nobres se extinguirem...
Baixo custo, auxílio no equilíbrio ambiental e criatividade são algumas das vantagens que acompanham este processo.  
Existem diversas possibilidades de se realizar instrumentos de percussão , de ritmo ou de variações de timbres ( mesa de percussão ) como maracas ( com pedrinhas dentro de embalagens como Yakult por exemplo ), ganzás, reco-recos de pinus, bumbos e tambores de latas, de potes,de qualquer coisa, usados,  flautas de PVC reciclados ou bambu , etc
Minhas pesquisas em Lutheria me levaram aos instrumentos de cordas como rabecas, cavaquinhos, viola caipira, arcos rústicos,entre outros, realizados com materiais reciclados( caixas e embalagens ) e cabaças.
Veja algumas possibilidades nas fotos , no link " INSTRUMENTOS ''.
Acredito na possibilidade de utilizar estes meus projetos de Lutheria Ecológica, para, além das vantagens já enumeradas, possibilitar que jovens em estado risco, ou de baixa renda, excluídos ou esquecidos, possam usufruir do conhecimento da Lutheria, e obter uma profissão divertida, criativa e rendosa, tanto confeccionando como fazendo reparos  em instrumentos musicais, como violões, violas caipiras, cavaquinhos, etc.
Assim , tiraremos estes jovens da rua, das drogas, dos roubos, da exploração infanto juvenil e da depreciação moral e espiritual e da exclusão sistemática do conhecimento e  da cultura.
Neste sentido coloco-me à disposição de Entidades, Instituições Governamentais, ONGS, ou mesmo pessoas que, de algum modo disponham de opções, idéias, caminhos, para, juntos, estudarmos as oportunidades de ação e trabalho junto a estes jovens, ou mesmo  para a terceira idade. 
Vejo todos os dias em todo nosso país, bons exemplos de trabalhos de grande mérito, para as populações menos favorecidas.
Através da música o melhor exemplo é o dos trabalhos na favela de Heliópolis.
Por que não uma orquestra, banda ou grupo de violas caipiras e cavaquinhos, cujos instrumentos seriam feitos pelos próprios elementos do grupo, com materiais reciclados ??
                                                                                                                            



 
 
  Site Map